MAS

Início Nacional Trabalhadores Contra o despedimento colectivo no Porto de Lisboa: toda a solidariedade com os estivadores!

Contra o despedimento colectivo no Porto de Lisboa: toda a solidariedade com os estivadores!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Estivadores

Os operadores do Porto de Lisboa anunciaram hoje um despedimento colectivo. Justificam este despedimento pelo Porto de Lisboa estar completamente parado há mais de um mês, o que é falso.

O Porto tem estado a funcionar com trabalhadores precários da PORLIS - empresa de trabalho temporário criada pelas empresas portuárias presentes no porto com o intuito de contratar trabalhadores precários e com baixos salários para fazer o trabalho da estiva, conduzindo a anterior empresa de trabalho portuário à insolvência, e levando para o desemprego os trabalhadores qualificados e efectivos - para além disso, foram decretados serviços mínimos (que são muito mais do que serviços mínimos) que estão a ser cumpridos.

Os estivadores estão dispostos a abdicar do seu trabalho suplementar para serem contratados 70 novos trabalhadores em igualdade de direitos aos estivadores efectivos. São os patrões que sabotam esta solução e que colocam trabalhadores precários para fomentar o conflito nos portos e generalizar a precariedade.

O MAS – Movimento Alternativa Socialista – considera essencial que a luta dos estivadores continue e que assuma outras formas de contestação levando assim a derrotar o despedimento colectivo e a precariedade no Porto de Lisboa. Para além disto, a CGTP deve convocar um dia de jornada de luta, em todos os sectores, em apoio à luta dos estivadores. Só com a unidade de todos os sectores a luta dos estivadores poderá ser vitoriosa, e a vitória desta luta será também uma vitória para os outros sectores travarem a precariedade.

Frente a este despedimento colectivo, o Governo deve tomar uma posição e impedir que este aconteça. Caso contrário, estará a compactuar com o mesmo e a empurrar para o desemprego 300 trabalhadores.

Toda a solidariedade com os estivadores!

Revogação da lei dos portos!

O governo deve impedir o despedimento colectivo no porto de lisboa!

Todos à manifestação de apoio aos estivadores no dia 16 de Junho!

 
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Contacta-nos

Email: mas@mas.org.pt

MAS nas redes sociais:

facebook_iconyoutube_icon

Boletim electrónico do MAS

Subscreve o boletim electrónico do MAS e com conta, peso e medida receberás informação das novidades da nossa página.