jose_falcao

Coimbra: Por obras urgentes na Escola Secundária José Falcão!

O MAS – Movimento Alternativa Socialista apoia a luta dos estudantes, professores, funcionários, pais e encarregados de educação da Escola Secundária José Falcão de Coimbra. A luta é por obras urgentes no edifício da escola que, com 80 anos, nunca sofreu nenhuma intervenção de fundo e que sobrevive graças a pequenas reparações e intervenções de carácter urgente realizadas com o magro orçamento da escola.

Por todo o país há casos semelhantes, como no Liceu Camões em Lisboa onde os estudantes têm protestado pelo mesmo motivo. Ainda em Lisboa várias escolas têm sido notícia por terem pragas de ratos e outros problemas de segurança/higiene.

Apesar de todos os partidos, autarcas e candidatos a autarcas em Coimbra terem publicamente anunciado apoio à urgência na realização das obras, a realidade demonstra que não tem havido vontade política. Todos os Governos têm investido dinheiro público em salvar bancos, pagar parcerias público-privadas ou pagar a interminável dívida pública feita durante anos por Governos corruptos ao serviço dos banqueiros. Os serviços públicos, neste caso a educação, ficam sempre em último lugar na lista de prioridades. Com este Governo, apesar de ter um discurso diferente e de ser apoiado por partidos como o BE e o PCP, as coisas estão iguais ou piores. Na verdade, nunca houve tão pouco investimento público como com o actual Governo PS.

A mudança é vital e não pode ficar só no papel porque está em causa a qualidade do ensino, salubridade e segurança de toda a população escolar – há tectos a cair, salas sem climatização (geladas no inverno e muito quentes no Verão), infiltrações e problemas nas canalizações.

Não só na Escola José Falcão mas em todas as escolas do país, estudantes, professores, funcionários não docentes e encarregados de educação devem dar as mãos e lutar juntos por mais investimento público na educação.

Para que sejam feitas obras nas escolas que delas necessitam, para que haja menos alunos por turma, por mais apoio social escolar, pelo reforço do ensino especial, pela reposição das carreiras de funcionários e professores. Só assim teremos uma escola pública de qualidade e promotora da igualdade social.

Anterior

Manifestações de 21 de Outubro: Agradecimento aos ativistas da Esquerda

Próximo

Até sempre João Varela Gomes!