O MAS repudia a prisão do companheiro Daniel Ruiz e exige a sua libertação imediata!

Daniel Ruiz, dirigente sindical petroleiro da região de Chubut, na Argentina, e dirigente político do PSTU argentino, secção da LIT – Liga Internacional dos Trabalhadores, antiga organização internacional à qual o MAS pertencia, foi preso, pelas forças policiais repressivas argentinas, no passado dia 12 de Setembro de 2018.

No dia 18 de Dezembro de 2017, Daniel Ruiz foi um dos participantes da grande manifestação em defesa dos direitos dos reformados, enfrentando a política de austeridade do Governo Macri. Essa manifestação foi brutalmente reprimida pelas forças policiais, resultando em 5 manifestantes que perderam a visão de um dos olhos, devido a balas de borracha, e um número significativo de manifestantes presos e processados. Até o juiz que julga o caso fala de repressão exagerada.

No passado dia 12 de Setembro de 2018, quando Daniel Ruiz regressava de um protesto dos trabalhadores do estaleiro do Rio Santiago, a polícia argentina deteve-o sob a acusação de participação na mobilização do dia 18 de Dezembro de 2017, assim como da auto-defesa da própria manifestação, como resposta à brutal repressão policial, através da utilização de fogos-de-artifício, que tradicionalmente são levados para as mobilizações na Argentina.

É uma acusação que ataca diretamente o direito democrático à manifestação e à auto-defesa. Na verdade, Daniel Ruiz está a ser preso por lutar contra o plano de austeridade do Governo Macri.

Macri e o seu Governo, através deste processo, pretendem intimidar os lutadores e a classe trabalhadora argentina, de conjunto. Macri tem o objetivo de criminalizar as lutas e quem luta. É por isso que além de Daniel Ruiz, outros companheiros/as de diversas organizações têm sido perseguidos desde a mobilização de dezembro.

O MAS está completamente solidário com Daniel Ruiz e todos os lutadores, vítimas da repressão do Governo argentino. Lutar não é crime! Exigimos o reconhecimento do direito democrático à manifestação e à auto-defesa de quem se mobiliza contra o plano de austeridade do Governo Macri! O MAS junta-se, assim, à campanha pela libertação do companheiro Daniel Ruiz e todos os lutadores vítimas da mesma repressão. Libertem Daniel Ruiz já!

Anterior

Argentina: Ninguém vai parar a força do vento

Próximo

Cúpula do G20 acontece sob forte tensão geopolítica e social