Desde 2011 que assistimos a um progressivo encerramento de valências e serviços no Hospital dos Covões. Pneumologia fecha, cardiologia fecha, a unidade de cuidados intensivos coronários fecha ficando atualmente só em regime de pernoita após várias diligências, a enfermaria cirúrgica fica limitada a dez camas…
Em paralelo, os HUC ficam apertados, as listas de espera aumentam, e os hospitais privados prosperam… Mesmo depois dos Covões ter sido um exemplo no tratamento e profilaxia da COVID-19, o seu desmantelamento não foi revertido, nem mesmo estancado.
O Hospital dos Covões dispõe de instalações, equipamentos e serviços altamente diferenciados que fazem falta às populações, garantindo que sejam assistidos de forma mais célere, digna ejusta, o investimento foi feito para agora estar a ser desperdiçado (unidade de cuidados intensivos, unidade de hemodinâmica).
Desengane-se quem acha que isto tudo apenas tem que ver com as diatribes do conselho de administração dos CHUC. Tem a ver com isso e com uma política consciente dos governos PS e PSD de desmantelamento progressivo do SNS.
Não são só o desmantelamento de unidades hospitalares, são a falta de profissionais de saúde e de condições laborais para a sua prática e o ataque constante dos sucessivos governos aos direitos laborais destes mesmos profissionais de saúde.
Se nada for feito, a partir de hoje (1 de julho) o Hospital dos Covões será reclassificado, perdendo a Cidade um pólo de cuidados hospitalares de qualidade internacional. A quem serve esta situação? Quem beneficia dela? As populações não serão com certeza.
Aqui como no resto do pais, mostramos firmeza na defesa dos nossos hospitais e dos nossos profissionais de saúde.
.. EXIGE-SE AO GOVERNO A MANUTENÇÃO E REFORÇO DO HOSPITAL DOS COVÕES!
.. DEFENDEMOS MENOS DINHEIRO PARA A BANCA MAIS PARA O SNS!
.. POR UMA POLÍTICA DE SAÚDE PÚBLICA QUE SIRVA A POPULAÇÃO E NÃO OS GRUPOS PRIVADOS!