O Movimento Alternativa Socialista (MAS) está solidário com a luta das trabalhadoras da SANTIX, fábrica têxtil localizada em Coimbra.
Cerca de 200 trabalhadoras da empresa estão em luta para tentar assegurar os seus postos de trabalho e receber pagamentos em atraso, depois de, na passada sexta-feira, terem sido informadas que entrariam em férias forçadas, devendo regressar ao trabalho no dia 2 de Maio.
As trabalhadoras denunciam também que ainda não receberam o ordenado de Março e que a empresa deve-lhes o subsídio de férias de 2014 e o acordo de pagamento mensal de 50 euros para abater a dívida de cerca de 3 mil euros que a empresa tem para com cada trabalhador deixou de ser cumprido.
Durante uma concentração realizada à porta da fábrica, as mulheres trabalhadoras foram ainda impedidas de entrar nas instalações da empresa e não obtêm respostas por parte da administração.
A ganhar cerca de 500 euros por mês, as trabalhadoras, algumas das quais trabalham há décadas na empresa, exigem os salários em atraso e a garantia dos postos de trabalho. Salários, aliás, que são bastante baixos e dão apenas para “sobreviver”, segundo referiu uma das trabalhadoras da empresa.
Todo o apoio à luta das trabalhadoras da SANTIX! Em defesa dos postos de trabalho e dos pagamentos em atraso!
Não à exploração e a precariedade laboral!
Exigir ao Governo o aumento do salário mínimo para 600€ já!