Começou ontem, pelas 8h00, a greve dos estivadores, que poderá ser contínua.
O sindicato dos estivadores, convocou esta greve pois as empresas do Porto de Lisboa declararam a caducidade do contrato colectivo de trabalho, sendo que tudo leva a crer, que o objectivo é substituir dezenas de trabalhadores, por trabalhadores precários.
António Mariano – presidente do sindicato dos estivadores – diz que a greve será por tempo indeterminado caso comecem a chegar ao Porto de Lisboa trabalhadores precários. Tudo indica que tal poderá acontecer, tendo em conta os afastamentos de trabalhadores readmitidos nos últimos anos e a formação que está a ser dada a trabalhadores que irão ganhar 500 euros.
O MAS – Movimento Alternativa Socialista – está ao lado dos estivadores contra a precarização dos seus postos de trabalho, contra os despedimentos de trabalhadores no Porto de Lisboa e pela revogação da lei dos portos. Cabe ao PS, ao BE e ao PCP, revogarem esta lei.
As fotografias ilustrativas do artigo são das faixas do MAS colocadas no Terminal de Santa Apolónia, e de Alcântara, em solidariedade com a greve dos estivadores.