naoaottip2

Não ao TTIP, ao CETA e ao TISA!

No próximo dia 18 de Abril (sábado), pelas 15h, no largo do Carmo, vamos concretizar a Jornada Internacional de Luta contra o Tratado Transatlântico e outros tratados ditos de “livre- comércio”.

Estes tratados, com o TTIP à cabeça são a forma encontrada da grande finança e das multinacionais norte-americanas e europeias, melhor explorarem os povos, abrindo um “mercado comum” entre Europa e EUA, que irá padronizar por baixo uma série de direitos sociais e a pouca regulação financeira e ambiental que ainda existe na Europa – apesar de tudo superior à existente nos EUA. O TTIP e  os tratados que o acompanham abrem portas às insaciáveis multinacionais norte-americanas, que poderão ajudar a esmagar as economias europeias, sobretudo a dos países mais débeis como Portugal. É o emprego, a saúde, a privacidade na internet e o ambiente que estão em jogo.

Esta jornada de luta é um momento histórico onde muitas centenas de organizações de cidadãos por toda a Europa e EUA convergem num amplo movimento de solidariedade e resistência. Haverá intervenções de João Vieira da CNA, Luis Bernardo do Le Monde, Augusto Praça da Intersindical, Nuno Belchior do Proj. 270 e Mariana Mortágua do BE ou o próprio autor destas linhas

O MAS, como partido solidário e anti-capitalista, junta-se esta luta internacional e também marcará a sua presença como sempre tem feito, na defesa dos povos contra o poder crescente das grandes corporações que pretendem usar aqueles tratados para consolidar novas formas de poder global. É necessário esclarecer a população sobre mais este ataque aos nossos direitos e soberania do país e sobretudo mobilizar os povos para suspender este novo plano de parasitismo financeiro!

José Oliveira – membro da Plataforma Não ao Tratado Transatlântico

Anterior

Um primeiro balanço das eleições regionais da Madeira

Próximo

10 anos de privatização da OGMA: o que Portas não disse