Resultados Regionais 2015

Um primeiro balanço das eleições regionais da Madeira

O PSD-M consegue a maioria absoluta nas eleições regionais da Madeira, ainda assim, este já não consegue governar como antes: tem vindo a perder vários deputados, o que não foi excepção nestas eleições, ficando perto de perder esta maioria.

As eleições foram marcadas pelo acréscimo de 8 forças políticas relativamente às eleições de 2011. No entanto, para além disto, é necessário fazer uma análise dos resultados eleitorais e não nos cingirmos, única e exclusivamente, às eleições que antecederam estas últimas.

Em 2004, o Bloco de Esquerda estreou-se nas eleições regionais da Madeira. Relativamente à UDP, perdeu um assento parlamentar (teve menos 1,13%),chegando apenas aos 3,66%. Ao longo de sucessivas eleições, o BE foi regredindo percentualmente, apesar de manter o seu assento parlamentar.

Resultados Regionais 2011

Em 2011, a CDU e o BE perdem 2 assentos parlamentares, ficando este último, fora do parlamento regional, atingindo a sua pior votação: 1,70%. Estes assentos foram capitalizados pelo PTP, de José Manuel Coelho, que embora fosse estreante, capitalizou o descontentamento e também alguns milhares de votos do centrão.

As eleições regionais de 2015 foram marcadas por um novo estreante: o Juntos Pelo Povo. À semelhança do Podemos em Espanha, e do Syriza na Grécia, estas novas formações políticas capitalizam o descontentamento e descrédito no centrão. O JPP elegeu cerca de 5 deputados, com mais de 10%: votação superior à do BE e da CDU juntas. Numa situação de quebra tanto do PSD, como do CDS e do PS (Coligação Mudança), estes apenas recuperam o seu eleitorado tradicional, e a sua votação de 2004.

O MAS nas eleições regionais

O MAS estreou-se nestas eleições, em coligação com o MVP – Movimento Voz das Pessoas –, denunciando as PPP’s (Parcerias Público-Privadas),a fuga aos impostos dos grandes empresários e das grandes empresas, e os privilégios dos políticos.

O resultado atingido pelo MAS foi de cerca de 1,34%, o que é bastante bom tendo em conta que é um novo partido na situação, tal como o MRPP que obteve 1,69%. Estes dois partidos juntos, obtêm quase tanto como o Bloco de Esquerda, o que poderia levar a elegerem 1 ou 2 deputados.

Anterior

Os esqueletos no armário não desaparecem… Só aumentam

Próximo

Não ao TTIP, ao CETA e ao TISA!