O MAS recebeu nos últimos meses do ano de 2012 um convite da Embaixada dos Estados Unidos da América em Lisboa para uma audiência. Depois de confirmar a veracidade do insólito pedido, publicamos aqui a nossa resposta e os emails (abaixo da nossa resposta) que a embaixada nos enviou.
Lisboa, 26 de Dezembro de 2012
À Embaixada dos EUA,
ao cuidado da Assessora Georgina Duarte Félix:
Desde já agradecemos o convite que Vª Ex. nos fez chegar por mail, ao Movimento de Alternativa Socialista, para que recebêssemos a Drª Bryce Kincaid em audiência, como interlocutora da secção político-económica dessa Embaixada de forma a se inteirar do que “pretende o nosso partido, como surgiu a ideia deste movimento, quais os seus principais objectivos e planos” e vimos por esta carta comunicar a nossa resposta.
O MAS não vai aceitar reunir com nenhum responsável da Embaixada dos EUA e muito estranhamos que uma embaixada de um país estrangeiro em solo português pretendesse informações sobre as actividades e planos desta organização nacional. Acontece que toda a informação que a Embaixada dos EUA pretende recolher é do domínio público, está acessível em vários órgãos de informação e na net.
Não vemos conveniente nenhum numa reunião e vemos vários inconvenientes. Com efeito, simpatizamos sinceramente com o povo norte – americano, os seus trabalhadores e jovens, homens e mulheres que fazem do seu esforço e trabalho o seu meio de vida e com eles estamos solidários. Mas já o mesmo, lamentavelmente, não podemos dizer do governo norte-americano, o último do actual Presidente bem como todos os que o antecederam, que se têm notabilizado em promover pelo mundo fora golpes de estado contra governos eleitos, apoiado ditaduras onde estas lhe são simpáticas e, em particular, aos negócios e interesses de multinacionais norte-americanas ou se empenhado em inúmeras guerras contra outros povos, nomeadamente por terem tido o infortúnio de terem nascido em terra ricas em petróleo. Veja-se o caso mais recente do povo martirizado de Gaza e da Palestina confrontados com uma recente ofensiva militar por parte de um aliado do governo que V/ Ex. representa, que de acordo com a imprensa nas últimas semanas, deu o aval a mais um rasto de destruição e morte de inocentes.
Deste modo não vamos conceder a reunião proposta,
Cumprimentos, sem mais,
Pela Direcção do MAS,
Gil Garcia
Emails da Embaixada dos EUA:
Data: —
From: Felix, Gina D <FelixGD@state.gov>
Para: mas
Assunto: RE: Pedido de audiencia da Embaixada dos EUA
Exmos. Senhores –
Muito obrigada pelo vosso contacto telefónico de ontem. Como tive oportunidade de comunicar durante o telefonema, a nossa estagiária terminou o estágio na Embaixada esta semana portanto esta audiência já não será possível. No entanto, continuamos com muito interesse em conhecer o vosso trabalho. Daí, gostaria de aproveitar a vossa amável disponibilidade e solicitar uma audiência para uma diplomata da nossa secção política, a Dra. Stephanie Kotecki-Bonhomme, que tem o pelouro dos partidos políticos.
Como não fiquei com os vossos contactos, muito agradecia que voltassem a contactar-me para podermos agendar este encontro, se possível.
Mais uma vez, muito obrigada pela vossa gentileza,
Com os meus melhores cumprimentos,
Georgina Duarte J. Félix
Assessora para os Assuntos Políticos
Embaixada dos EUA
Avenida das Forças Armadas
1649-044 Lisboa
Tel: 21 770 2331
FAX: 21 726 6559
e-mail: felixgd@state.gov
Para informações sobre as actividades da Embaixada consulte o nosso portal portugal.usembassy.gov ou a nossa página no Facebook www.facebook.com/usdos.portugal
SBU
This email is UNCLASSIFIED.
——————————————————-
From: Felix, Gina D
Sent: ——
To: mas
Subject: Pedido de audiencia da Embaixada dos EUA
Exmos. Senhores –
Venho pelo presente solicitar uma audiência com o Dr. Gil Garcia, na qualidade de um dos fundadores do Movimento Alternativa Socialista (MAS), ou com o Professor André Pestana, porta-voz do Movimento, para a Dra. Bryce Kincaid, estagiária da Secção Político-Económica desta Embaixada. Tendo tomado conhecimento do MAS através da comunicação social, a Bryce pretende saber mais sobre o vosso novo partido, como surgiu a ideia deste movimento, quais os seus principais objectivos e planos.
Agradeço, desde já, toda a atenção dispensada a este assunto.
Com os meus melhores cumprimentos,
Georgina Duarte J. Félix
Assessora para os Assuntos Políticos
Embaixada dos EUA
Avenida das Forças Armadas
1649-044 Lisboa
Tel: 21 770 2331
FAX: 21 726 6559
e-mail: felixgd@state.gov
Para informações sobre as actividades da Embaixada consulte o nosso portal portugal.usembassy.gov ou a nossa página no Facebook www.facebook.com/usdos.portugal
SBU
This email is UNCLASSIFIED.