MAS

Início Nacional Juventude Jovens agredidos por Hooligans húngaros

Jovens agredidos por Hooligans húngaros

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

milicia

Anteontem, em plena Lisboa, à meia-noite, um grupo de 3 jovens foi agredido por Hooligans1 húngaros que se encontravam na cidade para a assistir ao jogo Portugal-Hungria, que aconteceu ontem.

Eram cerca de 30 homens, vestidos de preto e cabeça rapada. Parte do grupo foi identificada pela PSP, entre os quais um agressor. Os restantes terão fugido.

Esta agressão ocorreu quando estes jovens se encontravam a caminho do Bairro Alto, e à passagem pelo Rossio, encontraram este grupo de Hooligans. À primeira vista, pareceu-lhes que estes falavam alemão e que eram anti-fascistas, ao que responderam “antifa”. Como estes não gostaram do que ouviram, seguiram-se agressões, cuspidelas e insultos racistas. Estavam, sem dúvida, perante um grupo fascista.

Este ataque, foi visivelmente machista e racista e é mais uma prova de como os fascistas se sentem cada vez mais à vontade para atacar indiscriminadamente. Para além disto, e apesar dos agredidos terem apresentado queixa, este será provavelmente mais um caso que será arquivado, e em que nada acontecerá aos agressores.

Sob o mote da democracia burguesa e uma neo-liberalização de tudo o que nos rodeia, estes grupos vão se legitimando com a ideia de que a opressão pode estar inserida como um ato de liberdade. Por todo o mundo o discurso de ódio tem-se colado à liberdade de expressão, liberdade cada vez mais em risco para pessoas islâmicas, queer, não brancas e mulheres. É importante revitalizar a luta antifascista e conter e destruir os avanços da extrema direita.

Para destruir estes avanços da extrema direita, é essencial a união de todos os sectores sociais, em particular da esquerda, para que assim, questionando o Euro, a União Europeia e a dívida, se combata verdadeiramente as falsas soluções xenófobas e racistas.

Unidas e solidárias no combate diário de todas as formas de autoritarismo e exploração.


Notas

1 Hooliganismo refere-se a um comportamento destrutivo e desregrado. Tal comportamento é comumente associado a fãs de desportos, principalmente adeptos de futebol e desportos universitários.

 
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Contacta-nos

Email: mas@mas.org.pt

MAS nas redes sociais:

facebook_iconyoutube_icon

Boletim electrónico do MAS

Subscreve o boletim electrónico do MAS e com conta, peso e medida receberás informação das novidades da nossa página.