MAS

Início Nacional Juventude Todo o apoio à AEFCSH contra a “Nova Portugalidade”

Todo o apoio à AEFCSH contra a “Nova Portugalidade”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Nova PortugalidadeEstava marcado para amanhã, às 18:30, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) um debate com o mote “Populismo ou democracia – Brexit, Trump e Le Pen em debate” com o orador Jaime Nogueira Pinto. A AEFCSH aprovou em RGA não ceder a sala para a realização deste evento, o MAS está totalmente solidário com esta decisão e considera importante a repetição deste tipo de boicote a todos os eventos na FCSH que incentivem ao ódio.

O orador, Jaime Nogueira Pinto foi o defensor de Salazar no programa “Melhor Português de sempre” e é um dos representantes do saudosismo imperial português que defende os crimes coloniais. Contra o 25 de Abril, nacionalista, machista, racista, xenófobo e LGBTfóbico. A página do facebook da Nova Portugalidade refere-se ao fim da opressão colonial Portuguesa como um “trágico equívoco”.

A democracia e a liberdade de expressão não são conceitos abstratos, legitimar este tipo de grupos e discurso como parte do debate democrático é muito perigoso. Liberdade para oprimir não é liberdade. O fascismo e o nazismo não surgiram a defender ditaduras sanguinárias, os democratas defenderam a sua existência “democrática” para mais tarde serem todos mortos.

Também não podemos deixar de repudiar a direcção da FCSH. Para os fascistas dão as boas vindas, para a AE que é contra a fundação boicota a sua tomada de posse e retiram as suas faixas. Afinal também não são a favor da liberdade de expressão quando não lhes convém...

Entendemos as dúvidas de muitos e muitas que acham que este boicote ainda dará mais força para os grupos de extrema-direita, mas achamos que estão equivocados. Se a esquerda e quem defende a democracia não se junta desde já contra os Trumps, Le Pens e afins poderemos mais tarde sair derrotados. Essa derrota será uma catástrofe para a humanidade de conjunto. Hitler também foi eleito para depois fazer o que se sabe, ou já esquecemos?

Actualização às 18h39

Entretanto o evento foi suspenso. Consideramos que esta é uma vitória de todos os estudantes que se colocaram contra a conferência e que estavam dispostos a boicotá-la. Para além disto, consideramos importantíssimo a continuação deste tipo de boicote a todos os eventos que incentivem ao ódio de género, de raça e de etnia, pois embora o evento de amanhã tenha sido suspenso, pode voltar a ser marcado e/ou outros serão organizados.

 
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Contacta-nos

Email: mas@mas.org.pt

MAS nas redes sociais:

facebook_iconyoutube_icon

Boletim electrónico do MAS

Subscreve o boletim electrónico do MAS e com conta, peso e medida receberás informação das novidades da nossa página.