MAS

Início Nacional Trabalhadores Estivadores: Luta unida e combativa compensa

Estivadores: Luta unida e combativa compensa

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

estivadoresSábado, dia 28, os estivadores aprovaram em Plenário o acordo estabelecido entre a Direcção do Sindicato, o governo e as empresas portuárias. A greve que decorria desde 20 de Abril foi suspensa, e mantêm-se a manifestação convocada para dia 16 de Junho.

O acordo expressa um empate com sabor a vitória para os estivadores e mostra que a firmeza e a democracia na luta é o caminho que deve ser seguido pelo resto do movimento sindical para enfrentar os ataques patronais.

Favorável aos estivadores foi conseguirem que a empresa paralela de trabalho precário fique limitada aos seus actuais trabalhadores e que os trabalhadores da Empresa de Trabalho Portuário onde estão os associados do sindicato e que se regula pelo Acordo Colectivo de Trabalho seja reforçada com mais 23 efectivos que ainda estavam na situação de contrato a termo.

Igualmente favorável foi conseguirem desbloquear a negociação da contratação colectiva. As diminuições salariais para os novos estivadores a serem contratados foram os aspectos desfavoráveis deste acordo.

A ameaça do governo PS de que daria luz verde a um despedimento colectivo proposto pelas patrões das concessionárias do porto de Lisboa é retirada.

Em confronto com os estivadores estão as grandes multinacionais dos portos (como a turca Yildirim), os fortes interesses do ‘bloco central’ de negócios (os tais que aprovaram a famigerada ‘Lei dos Portos’ em  2013) e um patronato mafioso bem representado pela PSA (a Autoridade Portuária de Singapura) que determinam uma luta que tem sido dura e que não tem tido a devida solidariedade da maioria do movimento sindical .

A luta contra a lei dos portos, que está a permitir as dramáticas situações laborais dos portos de Leixões, Aveiro e Sines, vai continuar e nesse sentido deve ser exigida à maioria da Assembleia da República que decida pela revogação desta lei destruidora do trabalho com direitos nos portos portugueses.

Pela solidariedade com a luta dos estivadores !

Pela revogação da Lei dos Portos !

Todos à manifestaçãoo de dia 16 de Junho, às 18h no Cais do Sodré para S.Bento!

 
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Contacta-nos

Email: mas@mas.org.pt

MAS nas redes sociais:

facebook_iconyoutube_icon

Boletim electrónico do MAS

Subscreve o boletim electrónico do MAS e com conta, peso e medida receberás informação das novidades da nossa página.