MAS

Início Nacional Trabalhadores Triumph: Não desistam dos vossos empregos!

Triumph: Não desistam dos vossos empregos!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

triumphO desastre a que hoje assistimos na antiga Triumph era previsível. Quando a Gramax comprou a fábrica, o Ministro da Economia e o Presidente da Câmara de Loures anunciaram que os novos investidores seriam a solução. Passado um ano, a Gramax vai-se embora e prepara-se para deixar todas as trabalhadoras no desemprego.

Foram as trabalhadoras e a sua luta que têm impedido que a situação termine de forma desastrosa. Sindicatos, Governos, Tribunais e ACT todos parecem estar em sintonia: aceitam o encerramento da fábrica e os despedimentos, desde que as trabalhadoras recebam os subsídios devidos e salários atrasados. Isso é justo, mas não evita o pior.

Sem emprego, não há subsídios que garantam o futuro das trabalhadoras e das suas famílias. Sendo a maioria mulheres, além de terem muitas vezes mais uma “jornada” de trabalho doméstico em casa, terão mais dificuldades em reingressar no mercado de trabalho. E se o conseguirem, as condições e salários serão provavelmente ainda mais baixos. Será esta a solução?

O MAS apoia totalmente as operárias da Triumph. No entanto, chamamos a que não se resignem com o despedimento. O vosso trabalho é útil e necessário! O Governo, assim como a Câmara Municipal de Loures, devem tomar as medidas para a manutenção dos postos de trabalho. O estado precisa de fornecedores na área têxtil: os hospitais, as empresas públicas, as creches etc. precisam de roupa e fardas. A antiga Triumph deve ser nacionalizada, sem qualquer indemnização à Gramax. A maquinaria deve ser confiscada e a fábrica reconvertida para fornecer o Estado e até eventuais clientes privados. Além de servir e dar lucro ao Estado, os postos de trabalho seriam garantidos!

Se os Governos podem salvar bancos e banqueiros, porque não salvam fábricas e empregos?

 
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Contacta-nos

Email: mas@mas.org.pt

MAS nas redes sociais:

facebook_iconyoutube_icon

Boletim electrónico do MAS

Subscreve o boletim electrónico do MAS e com conta, peso e medida receberás informação das novidades da nossa página.