MAS

Início Nacional Opressões Machismo na Educação

Machismo na Educação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

portoeditoraA Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género já recomendou a retirada dos cadernos de actividades para "os meninos" e para as "meninas", da Porto Editora.

A Editora já acatou  e retirou o produto mas continua a reclamar a sua inocência, dizendo que em momento algum concebeu os cadernos de forma discriminatória.

No entanto, não podemos deixar de sublinhar que havia divisão de tarefas para os meninos, diferentes e mais complexas das das meninas, implicando que estas necessitam de exercícios mais simples. É o perpetuar do estereótipo vergonhoso que as mulheres serão menos capazes e inferiores aos homens desde o berço e primeira infância.

Por exemplo, os labirintos dos meninos levavam o navio pirata ao tesouro enquanto o das meninas, muito mais simples, leva a uma coroa de princesa.

Aos "homens", a aventura e a riqueza, às "mulheres" o seu papel fútil de procurar adornos.

Congratulamo-nos com a posição da CIG, mas não podemos deixar de lamentar que as editoras com o peso da Porto Editora lancem produtos supostamente pedagógicos que perpetuam o preconceito social e que, como tal, incentivam a discriminação que diminui as mulheres e as suas capacidades.

Há que reflectir sobre o que está a ser dado às crianças e no que isso se transforma na vida adulta numa sociedade que já impõe às mulheres duras pressões e exigências.

 

Alexandra Martins

 
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Contacta-nos

Email: mas@mas.org.pt

MAS nas redes sociais:

facebook_iconyoutube_icon

Boletim electrónico do MAS

Subscreve o boletim electrónico do MAS e com conta, peso e medida receberás informação das novidades da nossa página.