MAS

Início Internacional Estado Espanhol 5 motivos para apoiar a Catalunha

5 motivos para apoiar a Catalunha

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
estelada_roja_en_manos

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que está a acontecer em Espanha. Por isso, apresentamos, resumidamente, cinco motivos para estar ao lado do povo catalão nesta luta.

1 – autodeterminação dos povos. É preciso defender um princípio democrático elementar: o direito de um povo decidir soberanamente sobre o seu próprio destino. Por exemplo, os bolcheviques, depois da revolução socialista de 1917, instituiram esse direito para todas as nacionalidades oprimidas no antigo império russo.

2 – os catalães têm uma língua, cultura, território e história próprias. Esses são os elementos que fundamentam a existência de uma nacionalidade específica. Nada a ver, portanto, com os esdrúxulos e reacionários movimentos pela independência de algumas regiões em alguns países onde apenas diferenças regionais existem.

3 – o Estado espanhol exerce uma opressão secular sobre diversas nacionalidades no seu território: oprime galegos, bascos, andaluzes e catalães. Durante a ditadura de Franco, por exemplo, a Catalunha perdeu toda sua autonomia e sua língua foi proibida nas escolas.

4 – o regime espanhol é monárquico. O chefe de estado é um Rei, Felipe VI, da família Bourbon. O regime funciona segundo a Constituição de 1978, a qual misturou aspectos herdados da ditadura de Franco e elementos democráticos. A luta do povo catalão vai diretamente contra a monarquia e o autoritário regime de 78. Sendo assim, trata-se de um processo com um evidente sentido democrático.

5 – a vitória do povo da Catalunha significaria não só colocar em crise um regime atrasado e antidemocrático, mas abriria também a possibilidade para que os povos, que hoje estão sob o domínio do Estado Espanhol, possam livre e democraticamente discutir formas de convivência, cooperação e união sob outras bases políticas, econômicas e sociais.

 

Por Gabriel Casoni, de São Paulo, Brasil publicado em EsquerdaOnline.com.br

 
Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Contacta-nos

Email: mas@mas.org.pt

MAS nas redes sociais:

facebook_iconyoutube_icon

Boletim electrónico do MAS

Subscreve o boletim electrónico do MAS e com conta, peso e medida receberás informação das novidades da nossa página.